A infeção por Campylobacter em humanos pode ser adquirida através da ingestão de leite cru não pasteurizado ou água, mas é o consumo de carne de aves, sobretudo de carne de frango fresca...
Campylobacter: A Bactéria Silenciosa A infeção por Campylobacter em humanos pode ser adquirida através da ingestão de leite cru não pasteurizado ou água, mas é o consumo de carne de aves, sobretudo de carne de frango fresca que constitui a principal fonte de infeção para os consumidores.
Em 2012, um quarto das amostras de carne de frango fresca analisadas pela Autoridade para a Segurança Alimentar Europeia possuíam Campylobacter.
E NÓS, ENQUANTO CONSUMIDORES, O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR ESTA DOENÇA?
Além da manipulação da carne de aves crua, já referida anteriormente como a principal fonte de contaminação de Campylobacter, alguns autores referem a possibilidade de transferência da bactéria pela embalagem destes produtos. As bactérias conseguem sobreviver em superfícies secas, mas são os locais húmidos da cozinha os mais propensos à sua sobrevivência e multiplicação, sendo as mãos o veículo mais eficaz de transferência de contaminação. Assim, a lavagem das mãos frequente após manipular carne de aves ou as suas embalagens impõe-se.